Cresce número de atendimento à Mulher

Um balanço divulgado no início de agosto de 2009 pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres mostra que a sociedade está cada vez mais engajada para acabar com a violência contra as mulheres. Instrumento de denúncia, a Central de Atendimento à Mulher, o ligue 180, registrou 161.774 atendimentos, de janeiro a junho deste ano, um volume 32,36% maior que o registrado no mesmo período de 2008.

O serviço federal auxilia e orienta as mulheres vítimas de violência. No último levantamento, 40% das usuárias ligaram para obter informações sobre leis e tipos de denúncia que podem ser feitas; 38,4% buscaram informações regionalizadas sobre instituições que acolhem mulheres em situação de violência e apenas 11% denunciaram casos de violência.

Quatro em cada dez brasileiros que conhecem uma mulher agredida tentam ajudar a vítima, segundo pesquisa realizada pelo Ibope e pelo Instituto Avon, no início de 2009. São Paulo é o Estado campeão em denúncias, com 54.137 atendimentos, que equivalem a um terço do total nacional, de acordo com o relatório da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do governo federal. Em segundo lugar está o Rio, com 19.867 ligações, seguido por Minas, 11.056, e Bahia, 9.887. O último colocado, Roraima, aparece no ranking com 104 ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário